terça-feira, 14 de agosto de 2012


É melhor ser amado ou temido?
Ouvimos falar que uma pessoa é maquiavélica dando a entender que se trata de alguém muito maldoso. E nesse sentido todos vem a concordar, mas, buscando a origem dessa palavra que é do livro O Príncipe de Maquiavel somos impactados por grande quantidade de conselhos que nos parecem imorais ou no mínimo antiéticos.
Todos os assuntos e conselhos tratados nesse livro são maneiras de conquistar e perpetuar o reinado e domínio. A pergunta seria?  Quantas vezes não já usamos ou usaríamos desses mesmos meios para alcançarmos nossos objetivos sejam eles profissionais, eclesiásticos, sociais ou acadêmicos?
Entre tantos assuntos abordados nesse livro tomo nota do capitulo 17
Noto como pessoas começam tão cheias de vontade, com projetos humanos e sonhos para a comunidade, desejos de ajudar ao próximo, batalhar pelos mais humildes,  justiça ao injustiçado mas quando se encontra com o tal do poder para enfim fazer isso, tudo muda tudo. As pessoas ouvem seu discurso e ate diz: tomara que ele (a) chegue lá, pois sei que vai nos representar. Não quero generalizar mais alguns não são mais essas pessoas. A sedução do poder é um assunto muito antigo pelo que não vou entrar nele propriamente. Maquiavel usa exemplos históricos para mostrar o caminho que muitos reis passaram para assim poder manter ou conquistar um domínio mais amplo de seu reinadoe obtiveram sucesso. Sei que se formos a fundo nesse assunto também poderíamos ver através da historia todos meios utilizados para o domínio da politica no Brasil e das instituições sejam elas quais forem. Quando digo instituição incluo as igrejas, pois não precisaríamos ir longe para identificarmos aquelas pessoas que tinham esses perfis, que apoiavam, aconselhavam e caminhavam lado a lado, que foram moldadas a um sistema  que visa ampliar seus domínios através de dados numéricos lhe tornou uma estatística desses mesmos dados.
Não os culpo por isso, pois viviam num mundo perfeito onde tudo daria certo e seria fácil ajudar essas pessoas que tanto precisavam mas, ao se deparar com a realidade do poder e o preço que ele exige simplesmente foram engolidos por um padrão e enfim perderam todo seu entusiasmo. Não me refiro só à ajuda financeira, pois sei que uma das maiores necessidades humanas é ser tratado como gente, tendo seus direitos respeitados. Sim reconheço por experiência própria que algumas instituições não têm pessoas em suas reuniões, ou pelo menos não querem ter, pois indivíduos têm perguntas, mas não devem perguntar, tem duvidas, mas não deve questionar, pelo contrario deve confiar, pois eles têm a certezas. Uma vez que lhe é atribuído à oportunidade de dominar sobre as pessoas, de liderá-las como agir? Uma pergunta que a grande maioria dos que se encontram nessa situaçao deve se fazer. Maquiavel da à receita nesse capitulo com o tema:
A crueldade e a clemência. Se é preferível ser amado ou temido.
Seria bom que o Príncipe fosse ao mesmo tempo amada e temido, mas como essa junção é difícil, é preferível que seja temido. Temido de forma que, se não é possível conseguir o amor de seus súditos, se evite o ódio; o que é conseguido não atentando contra as mulheres e os bens dos súditos e cidadãos. Se for necessário que o Príncipe decrete a execução alguém, que este dê um bom motivo.
Isso tem sido muito bem usado pelas igrejas Cristas com uma justificativa de disciplina como já presenciei e experimentei. Me foi necessário o castigo (como me foi dito) para que houvesse temor a mim e exemplo aos demais.

Em suas palavras:
"Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha." (PAG,97 pdf)
Engraçado é que a figura de um líder  amável não trará benefícios à instituição, pois se tornará frágil sua liderança. Sim, por mais que queiramos nos enojar dos conselhos dado ao Príncipe por Maquiavel em sua narrativa, vivemos esses valores mais do que pensamos e em muitos momentos agindo da mesma forma.
Talvez ser amado não trará popularidade, não trará sucesso no sentido que se entende hoje, mas ainda é o que torna qualquer projeto cheio de vida por ver nele humanidade.
Quisera que fosse só em ambientes seculares onde o capitalismo esta no controle que soubéssemos de tais conceitos de administração, mas descobrimos que ele já foi muito mais longe do que pensamos ou podíamos pensar.
As pessoas que deveriam ser vistas como amadas hoje são as mais temidas, Por quê? Porque a manutenção do Amor custa caro, é melhor mantê-las no temor.
Só não serve para uma instituição que diz que seu maior exemplo morreu pregando que é melhor ser amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário